Cirurgia de cabeça e pescoço, Cuiabá – MT

Entre em contato conosco: (65) 3623-7030

LINFONODOS CERVICAIS

Os linfonodos cervicais são parte do sistema linfático e estão localizados no pescoço. Eles desempenham um papel importante na filtragem de linfa e na defesa do corpo contra infecções. Os linfonodos cervicais podem ficar inchados em resposta a infecções locais, como infecções de garganta ou dentárias, ou em casos de inflamação mais generalizada. O tamanho e a sensibilidade dos linfonodos cervicais aumentados podem ser um sinal de infecção ou inflamação na área circundante. Em certos casos, como no câncer, os linfonodos cervicais podem ser examinados para determinar se houve disseminação da doença.

Cadeias linfonodais
Nívais cervicais

ESVAZIAMENTO CERVICAL

O esvaziamento cervical, também conhecido como dissecção dos linfonodos cervicais, é um procedimento cirúrgico realizado para remover os linfonodos do pescoço. Geralmente é realizado em pacientes com câncer de cabeça e pescoço para avaliar a extensão da doença e remover possíveis células cancerígenas que possam ter se espalhado para os linfonodos cervicais. Dependendo do estágio do câncer e de outros fatores, pode ser necessária a remoção de diferentes grupos de linfonodos cervicais durante o procedimento. O objetivo é reduzir o risco de disseminação do câncer e melhorar as chances de cura. O esvaziamento cervical é frequentemente realizado como parte de um tratamento mais amplo, que pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas modalidades.

Produto de esvaziamento cervical
Anatomia cervical
Cicatriz cirúrgica

Possíveis complicações

Embora seja considerado seguro, pode haver complicações. Algumas complicações possíveis incluem:
 
1.Sangramento excessivo durante ou após a cirurgia.
2.Infecção no local da incisão.
3.Lesão acidental de nervos ou vasos sanguíneos próximos.
4.Dano ao músculo ou tecido circundante.
5.Formação de cicatrizes anormais.
6.Drenagem linfática prejudicada, levando a inchaço crônico (linfedema).
7.Complicações anestésicas, como reações adversas à anestesia.
 
É importante seguir as instruções do médico antes e após o procedimento e relatar qualquer sintoma incomum ou complicação após a cirurgia. O acompanhamento regular com o médico é fundamental para garantir uma recuperação adequada. Caso ocorra, antecipe seu retorno ao consultório ou procure o pronto atendimento.